Lider

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que as suas ações e decisões refletem diretamente nas pessoas de sua equipe.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Que tipo de líder é você?

Sabemos que existem diversos tipos de estilos de liderança, entre eles três são mais conhecidos ou mais citados:
 
Liderança Autocrática: Neste estilo o líder é centralizador e não aceita a participação de seus comandados, assume a responsabilidade sozinho dos processos e geralmente impõe de forma coercitiva suas ideias e usa métodos tradicionais para atingir resultados. Este estilo, salvo em situações que exijam técnica e conhecimento específico o líder acaba por negligenciar a ação de possíveis talentos que pela situação temem por manifestar suas ideias e serem rechaçados por seu superior, assim a possibilidade de surgir uma ação brilhante fica muito remota e o sentimento de " Meu chefe não dá importância para o meu trabalho" cresce a cada dia pelos corredores da empresa.
 
Liderança Democrática: Neste estilo o líder procura envolver sua equipe em busca dos resultados, tem uma linguagem aberta e as metas são claras e objetivas a equipe tem espaço e chance para expor suas ideias, as decisões são estudadas em grupo sem perder a sensibilidade para os valores da empresa e resultado almejado. O colaborador sente-se parte do processo e executa suas tarefas com foco definido, porém é necessário boa habilidade para lidar com conflitos, uma vez aberto ao livre tráfego de ideias deve-se ter controle emocional para as críticas e pontos de vista conflitantes ao do líder, é neste momento que o talento do líder que usa este estilo aparece, ouvir uma opinião contrária a sua, honrar e respeitar procurando junto ao liderado o melhor caminho.
 
Liderança Liberal: Neste  estilo o líder assume um papel meio que de coadjuvante, ou seja, apenas a figura do mesmo está presente, as ideias e ações ficam por conta dos comandados e este distanciamento não é salutar para a equipe caso o líder seja ausente. A liberdade é fundamental, mas qualquer processo deve ser assistido, o liderado depende das opiniões do líder. Em alguns casos dizer: Eu confio em você, Faça aí, depois me mostre! Acabam causando um sentimento de abandono ou dispersão e estes atributos são negativos ao perfil do líder.
 
Mas qual o estilo correto? Na literatura e na prática, podemos dizer que o correto é usar um outro estilo, a Liderança Situacional, nesta o líder age conforme a necessidade e o momento, há casos em que você terá que assumir o controle, mas também haverá momentos em que precisará de todo o seu time e também haverá momentos em que você deverá deixar os talentos surgirem. Desta forma a percepção e inteligência emocional do líder faz a diferença entre resultados médios e resultados extraordinários, inspire sua equipe e treine os diferentes estilos.
 
 

2 comentários:

  1. Muito precisas as definições de cada tipo de liderança. Será que já existe a liderança "democrática-situacional"? Se não existe, acabei de inventar rsrsrsr... Digo isto porque sempre vi a liderança democrática como ideal uma vez que o líder respeita, valoriza, envolve e apoia seus liderados ao invés de tratá-los como meros subalternos. E, agora lendo seu post, concordo que a liderança situacional é muito adequada uma vez que o cotidiano do trabalho traz situações diversas e, em muitos momentos, o líder precisar ter a sensibilidade para identificar e praticar a ação adequada a fim de não perder o controle da situação e não fracassar no alcance dos objetivos da empresa.
    Para mim, a liderança democrática e a situacional são as que exigem mais preparo do líder, pois não envolvem apenas técnica e conhecimento teórico, mas também sensibilidade e a inteligência que poucos têm na era da ansiedade: a emocional. Portanto, se não existe, está inventada: "Liderança Democrática-Situacional" rsrsrsrs.... um líder pode ser democrático valorizando sua equipe, mas agir de acordo com a situação quando necessário.

    ResponderExcluir