Lider

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que as suas ações e decisões refletem diretamente nas pessoas de sua equipe.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Me tornei líder, e agora?

Liderar é uma arte, pode ser até mesmo um estado de espírito. Quando uma pessoa recebe a missão de liderar uma equipe nem sempre está preparada para os desafios que irá encontrar, ao migrar da condição de comandado para comandante muitas coisas mudam.
A responsabilidade de guiar as pessoas aos objetivos propostos pode ser de forma natural ou motivada, de certa forma esta nova função é cercada de incertezas e alguns medos, podem  ter certeza que a liderança em qualquer nível que seja, traz a preocupação inicial em novos desafios.
Uma pessoa que acaba de se tornar um encarregado de um pequeno setor ou um experiente diretor que acaba de assumir um novo desafio em uma grande empresa tem muitas coisas em comum, embora a bagagem deste diretor seja mais extensa, encontrará uma nova equipe com modelos mentais desconhecidos e ritmo de trabalho moldado à política da empresa, que pode ser bom ou ruim dependendo do ponto de vista, já a pessoa que acaba de receber um desafio, além das incertezas precisa desenvolver-se para extrair o melhor de seu time.
O melhor a fazer para quem está iniciando é estudar as metas e as intenções da empresa, reúna-se com seu time e discuta  as metas, caso existam problemas diagnosticados nos processos, faça um Braisntorming (Tempestade de ideias), e em seguida um plano de ação 5W1H, envolvendo a equipe com ações assertivas e disciplina para a checagem do plano.
Caso tenha um conhecimento mais aprofundado, você pode utilizar o diagrama de causa e efeito ou diagrama de Ishikawa, chegando a raiz dos problemas e direcionando a equipe para os objetivos comuns. Sempre comece pelos problemas mais fáceis e vá se aprofundando conforme a equipe for se desenvolvendo e os problemas sendo resolvidos, torne as reuniões rotineiras com dia certo e tempo determinado, reuniões extensas geralmente são improdutivas e tornam-se desagradáveis.
Outra dica importante, proponha metas tangíveis para que o time não se frustre quando não alcança-las, comemore as vitórias, assim elas continuam vivas. Olhe sempre nos olhos, eles são a janela da alma, mantenha um timbre de voz suave e chame as pessoas pelo nome, nosso nome soa como música. E então siga seu caminho, seja exemplo a todos, inspire, faça com que pessoas queiram te seguir e vença, tenha bom ânimo e alcance suas metas profissionais e pessoais !

2 comentários:

  1. Boa Tarde ! A principal ferramenta para quem se torna um líder é a fé em Deus !

    ResponderExcluir
  2. Muito bem, mas mesmo com toda fé, precisamos nos aprimorar para nos defender das ciladas do dia-a-dia e para cuidar dos nossos liderados, é como orar todos os dias e amar o próximo.

    Obrigado por participar do blog.

    ResponderExcluir