Algumas vezes não entendemos como um determinado colaborador, que sempre se mostrava muito interessado e assíduo, passa a ser rebelde e demonstra insatisfação com os processos e a empresa.
Uma pergunta paira no ar, em que momento isto aconteceu, como uma pessoa que era tão determinada passa a apresentar um comportamento inadequado?
Isso poderia ser evitado, e o quanto o gestor é responsável por isso?
Pois bem, nós gestores podemos evitar esta situação nos antecipando e sendo mais próximo das pessoas, se a situação de mudança do colaborador for resultado de ações de gestão como redução de custos e horas extras, devemos nos aproximar e explicar as ações.
Mas muitas vezes, a falta de atenção impede que observemos pequenas insatisfações que vão se acumulando e se tornando irreversíveis por exemplo, uma informação mal dada ou a falta de flexibilidade quando o assunto está relacionado a algum benefício como, plano de saúde, brindes, escalas de trabalho, etc...
A grande verdade é que as pessoas gostam de se sentir importantes, devemos estar próximos a todos, andar pelos setores da empresa, cumprimentar com um bom aperto de mãos e não se esquecer de olhar nos olhos (eles são a janela da alma), chame o máximo de pessoas que puder pelo nome, visitas constantes e interesse por estas pessoas marcam sua identidade.
É muito mais importante manter uma pessoa na empresa do que demiti-la, além de custar caro, temos que pensar que esta pessoas tem família e nossas decisões podem afetá-la diretamente, o diálogo e atenção é a melhor saída. Ouvir de verdade uma pessoa pode marcar um momento, ajudar um colaborador a superar um problema pessoal pode ser o início de uma grande amizade.
Devemos sempre lembrar de tratarmos as pessoas como gostaríamos de ser tratados, nós também temos anseios e expectativas e principalmente, também temos superiores que se por acaso nos ignorarem ou não prestarem atenção em nós acabamos ficando tristes igualmente.
Por isso, comece hoje, chegue na empresa e cumprimente a todos, se não souber o nome da pessoa peça para ela repetir, pare o que estiver fazendo para atender seus funcionários e doe alguns momentos de verdade, isso despertará um sentimento de confiança recíproco.
Devemos cuidar das pessoas, apontando a direção correta, gerenciando, planejando e controlando mas sempre observando os detalhes.
É claro que não conseguiremos agradar a todos, mas certamente aqueles que puder ajudar estarão satisfeitos com a empresa e entenderão suas ações.
O blog ta show!! Só mantê-lo atualizado!! Desiste não. Abraços
ResponderExcluirMárcio Mendes