Lider

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que as suas ações e decisões refletem diretamente nas pessoas de sua equipe.

sábado, 29 de março de 2014

Como Responder um e-mail do "Zé Alfinete"

Toda empresa tem um ou mais "Zé Alfinete", pois bem, eles tem vários nomes, geralmente habitam a matriz ou setores principais, alguns tem cargos de chefia, outros responsáveis por algum processo e geralmente são emergentes, buscam um lugar ao sol, ou seja, uma função mais elevada.

Eles sempre vão te questionar de maneira mais incisiva do que o gestor de uma determinada área, vão usar palavras mais duras e lhe provocar sentimentos dos mais variados. Eles tem o poder de desconcentrar qualquer pessoa e podem usar sua resposta de e-mail contra você mesmo.

Já falamos anteriormente que o líder deve aprimorar sua resiliência e ter controle emocional, muito bem o "Zé Alfinete" serve justamente para lhe testar nestes quesitos.

Se por acaso receber um e-mail do "Zé Alfinete" lhe cobrando como se fosse o Diretor da empresa, mantenha a calma, uma resposta mal educada ou agressiva pode ser o que mais ele busca, por que neste momento ele irá provocar uma guerra de e-mails, muito provavelmente copiará ocultamente outras pessoas para que vejam o quanto você de desequilibra para resolver uma simples questão.

Ingerências são extremamente anti-éticas e o "Zé Alfinete" é especialista nisso. e não adianta pedir demissão e ir para outra empresa, lá, você o encontrará novamente, usando outro nome e trabalhando em outro setor.

Mas o que fazer nestas circunstâncias? Seja inteligente, lembre-se da Inteligência Emocional, nunca responda um e-mail tomado pela emoção, pense, dê uma volta, não seja agressivo e não devolva as colocações na mesma proporção, ofereça ajuda e se preciso for até se desculpe, mas acima de tudo prepare-se você deve dominar todos os assuntos de sua área, ser muito bem informado e inteligente nas respostas. Pense sempre no coletivo e na empresa, a vaidade sempre fere o ser humano e no mundo corporativo não é diferente.

Seguindo estes preceitos o "Zé Alfinete" não o espetará mais e fugirá de ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário