Lider

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que as suas ações e decisões refletem diretamente nas pessoas de sua equipe.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Reportagens sobre emprego.

http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/rjintertv-2edicao/videos/t/edicoes/v/confira-pesquisa-sobre-empregos-no-estado-do-rio-de-janeiro/3106822/


http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/rjintertv-1edicao/videos/t/edicoes/v/coluna-emprego-desta-terca-feira-comenta-as-profissoes-que-se-destacaram-em-2013/3024633/

Resiliência

Esta poderosa e atual palavra vem da física e foi aplicada ao comportamento humano. Resiliência pode ser definida como a capacidade que um determinado material possui de sofrer deformações e retornar ao seu estado normal.
O que dizer de tal situação para o mundo corporativo? Simplesmente fantástico, atributo indispensável ao novo modelo de líder, pressões diárias, metas desafiadoras, prazos curtos são situações corriqueiras e que exigem equilíbrio e serenidade do gestor. O líder não pode ter grandes variações de humor, seus liderados podem interpretar muito mal tais comportamentos, demonstrar insatisfação ou sofrimento perante algumas situações, podem ser considerados sinais de fraqueza ou desequilíbrio perante as adversidades, aconteça o que acontecer o comportamento esperado do líder sempre será a serenidade.
Mantenha o foco, aprenda com as dificuldades e mantenha o controle, nunca altere o tom de voz e nem demonstre sentimentos como medo, raiva ou incerteza. Perdoe diariamente a todos que consciente ou inconscientemente lhe prejudicaram e se liberte das ações emocionais, assim será um grande líder.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Que tipo de líder é você?

Sabemos que existem diversos tipos de estilos de liderança, entre eles três são mais conhecidos ou mais citados:
 
Liderança Autocrática: Neste estilo o líder é centralizador e não aceita a participação de seus comandados, assume a responsabilidade sozinho dos processos e geralmente impõe de forma coercitiva suas ideias e usa métodos tradicionais para atingir resultados. Este estilo, salvo em situações que exijam técnica e conhecimento específico o líder acaba por negligenciar a ação de possíveis talentos que pela situação temem por manifestar suas ideias e serem rechaçados por seu superior, assim a possibilidade de surgir uma ação brilhante fica muito remota e o sentimento de " Meu chefe não dá importância para o meu trabalho" cresce a cada dia pelos corredores da empresa.
 
Liderança Democrática: Neste estilo o líder procura envolver sua equipe em busca dos resultados, tem uma linguagem aberta e as metas são claras e objetivas a equipe tem espaço e chance para expor suas ideias, as decisões são estudadas em grupo sem perder a sensibilidade para os valores da empresa e resultado almejado. O colaborador sente-se parte do processo e executa suas tarefas com foco definido, porém é necessário boa habilidade para lidar com conflitos, uma vez aberto ao livre tráfego de ideias deve-se ter controle emocional para as críticas e pontos de vista conflitantes ao do líder, é neste momento que o talento do líder que usa este estilo aparece, ouvir uma opinião contrária a sua, honrar e respeitar procurando junto ao liderado o melhor caminho.
 
Liderança Liberal: Neste  estilo o líder assume um papel meio que de coadjuvante, ou seja, apenas a figura do mesmo está presente, as ideias e ações ficam por conta dos comandados e este distanciamento não é salutar para a equipe caso o líder seja ausente. A liberdade é fundamental, mas qualquer processo deve ser assistido, o liderado depende das opiniões do líder. Em alguns casos dizer: Eu confio em você, Faça aí, depois me mostre! Acabam causando um sentimento de abandono ou dispersão e estes atributos são negativos ao perfil do líder.
 
Mas qual o estilo correto? Na literatura e na prática, podemos dizer que o correto é usar um outro estilo, a Liderança Situacional, nesta o líder age conforme a necessidade e o momento, há casos em que você terá que assumir o controle, mas também haverá momentos em que precisará de todo o seu time e também haverá momentos em que você deverá deixar os talentos surgirem. Desta forma a percepção e inteligência emocional do líder faz a diferença entre resultados médios e resultados extraordinários, inspire sua equipe e treine os diferentes estilos.
 
 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Me tornei líder, e agora?

Liderar é uma arte, pode ser até mesmo um estado de espírito. Quando uma pessoa recebe a missão de liderar uma equipe nem sempre está preparada para os desafios que irá encontrar, ao migrar da condição de comandado para comandante muitas coisas mudam.
A responsabilidade de guiar as pessoas aos objetivos propostos pode ser de forma natural ou motivada, de certa forma esta nova função é cercada de incertezas e alguns medos, podem  ter certeza que a liderança em qualquer nível que seja, traz a preocupação inicial em novos desafios.
Uma pessoa que acaba de se tornar um encarregado de um pequeno setor ou um experiente diretor que acaba de assumir um novo desafio em uma grande empresa tem muitas coisas em comum, embora a bagagem deste diretor seja mais extensa, encontrará uma nova equipe com modelos mentais desconhecidos e ritmo de trabalho moldado à política da empresa, que pode ser bom ou ruim dependendo do ponto de vista, já a pessoa que acaba de receber um desafio, além das incertezas precisa desenvolver-se para extrair o melhor de seu time.
O melhor a fazer para quem está iniciando é estudar as metas e as intenções da empresa, reúna-se com seu time e discuta  as metas, caso existam problemas diagnosticados nos processos, faça um Braisntorming (Tempestade de ideias), e em seguida um plano de ação 5W1H, envolvendo a equipe com ações assertivas e disciplina para a checagem do plano.
Caso tenha um conhecimento mais aprofundado, você pode utilizar o diagrama de causa e efeito ou diagrama de Ishikawa, chegando a raiz dos problemas e direcionando a equipe para os objetivos comuns. Sempre comece pelos problemas mais fáceis e vá se aprofundando conforme a equipe for se desenvolvendo e os problemas sendo resolvidos, torne as reuniões rotineiras com dia certo e tempo determinado, reuniões extensas geralmente são improdutivas e tornam-se desagradáveis.
Outra dica importante, proponha metas tangíveis para que o time não se frustre quando não alcança-las, comemore as vitórias, assim elas continuam vivas. Olhe sempre nos olhos, eles são a janela da alma, mantenha um timbre de voz suave e chame as pessoas pelo nome, nosso nome soa como música. E então siga seu caminho, seja exemplo a todos, inspire, faça com que pessoas queiram te seguir e vença, tenha bom ânimo e alcance suas metas profissionais e pessoais !

O desafio diário de liderar pessoas e conquistar resultados.

Resolvi criar este blog para compartilhar experiências e aprender diariamente com este enorme desafio que é liderar pessoas e conquistar resultados.
Mas o que é mais importante, liderar pessoas ou conquistar resultados? Pergunta que nos faz refletir nos desafios dos dias de hoje, na era da informação com clientes e colaboradores cada vez mais exigentes e com foco na excelência.
Certamente a resposta mais sábia seria surpreender os dois, com ações inovadoras e consistentes, envolvendo as pessoas de nosso time para a sinergia perfeita na entrega esperada pelo cliente. Mas como motivar e direcionar pessoas com sentimentos e expectativas diferentes, com necessidades e anseios dos mais variados sem fazer promessas infundadas e sem aumentar o custo? A solução é simples, treinar seu time, participar, dar e receber Feedback, ressignificação diária, ser resiliente, ouvir na essência e aceitar a opinião de todos. Este é o perfil do líder que o mercado espera, sem praticar esta habilidades o líder não conseguirá alcançar resultados fantásticos através de pessoas. Por que se você foi constituído líder por naturalidade ou por preparação deve ser o exemplo para todos, ser o melhor todos os dias, pense nisso pois são as características necessárias para a manutenção da posição de liderança, o diferencial entre alcançar seus target's ou ficar pelo caminho, lembrando sempre que se você não conseguir todos perdem e se você mudar o mundo muda com você!

Wellington Trevizan.